Lançamento do documentário “Circularidades” retrata a experiência dos catadores de recicláveis no Distrito Federal
Sessões especiais de lançamento serão gratuitas no Teatro Paulo Autran no Sesc Taguatinga Norte. Projeto mais recente da diretora Carol Matias, com codireção de Igor Z. Cerqueira, Circularidades retoma a temática da reciclagem na Capital Federal, mapeando histórias e práticas dos catadores nas RAs do DF.
No dia 7 de novembro, o Teatro Paulo Autran será palco para o lançamento de Circularidades: mapa da reciclagem popular. A produção oferece um olhar sensível sobre o cotidiano dos catadores de material reciclável, figuras muitas vezes invisibilizadas, mas que desempenham um papel essencial na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente.
“Circularidades foi originalmente pensado como webdoc e terá duas sessões especiais de lançamento como curta-metragem no território onde foi filmado, aproximando o público dos catadores e catadoras sub-representados “, explica Carol Matias, produtora e diretora geral do projeto.
Brasiliense, Carol tem uma relação com a cidade que inclui deslocamentos de bicicleta. Em 2020, inspirada pela convivência diária com os catadores que utilizam bicicletas cargueiras na Asa Norte e Noroeste, produziu e lançou o documentário de longa-metragem “No rastro das cargueiras”, que percorreu festivais e foi premiado com o Prêmio SESC Panorama Nacional e pelo Prêmio Pierre Verger de Filmes Etnográficos.
Já Circularidades é um projeto de viés educativo, que oferece além da experiência audiovisual, informações úteis para aproximar as catadoras de recicláveis dos geradores dos resíduos. A websérie destaca histórias de vida, desafios e a busca por dignidade no ofício ainda pouco reconhecido pela sociedade, percorrendo cinco RAs do DF: Taguatinga, Guará, Águas Claras, Arniqueira e Vicente Pires. O filme teve roteiro e codireção de Igor Z. Cerqueira e contou com boa parte da equipe de “No rastro das cargueiras”.
Na mesma ocasião, será lançado o site oficial do projeto, que reúne conteúdos relacionados à reciclagem e aos catadores, além de trazer mapas das regiões, sendo uma plataforma de diálogo e visibilidade para catadores e empresas ligadas à economia circular.
“Os catadores são trabalhadores que devem ser reconhecidos como tal: imprescindíveis para as cidades e para o meio ambiente. Não podemos continuar fingindo que o problema socioambiental é de quem trabalha, quando na verdade é da sociedade que produz uma quantidade escandalosa de lixo e pobreza.” , afirma Carol Matias.
Representatividade e educação socioambiental
A exibição do filme é uma oportunidade para que os catadores retratados possam se ver na telona, além de ser um momento de integração educativa, com a presença de estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. O evento contará com a presença dos diretores, membros da equipe e alguns dos personagens retratados na série, como Natalina, catadora autônoma da região de Arniqueiras. “Foi muito bom participar, através do filme vamos poder mostrar nosso trabalho. É bom saber que tem alguém olhando para a gente”, reflete.
Após as exibições, haverá uma sessão de bate-papo. O evento é gratuito e acessível para o público com deficiência motora e auditiva, contando com rampas de acesso próprio do espaço do Teatro Paulo Autran, legendas descritivas na exibição do filme e intérprete de libras durante os debates.
Circularidades
Circularidades: mapa da reciclagem popular é um projeto interativo de sensibilização socioambiental, voltado para a valorização dos catadores e catadoras de recicláveis desde os autônomos, nas ruas, até as cooperativas em escala industrial. O projeto conta com o apoio do SESC DF, do Pimp my Carroça e tem produção da Meka Audiovisual.
Meka Audiovisual
Em atividade no DF desde sua criação em 2012, a Meka Audiovisual é uma produtora com foco em documentários autorais de interesse socioambiental. A presença feminina é uma das marcas das produções realizadas pela Meka. Além da equidade de gênero, a produtora busca incluir diferentes perfis na frente e atrás das câmeras.
contato: mekaaudiovisual@gmail.com
Serviço
Lançamento Circularidades
Exibição do Curta-metragem de 30 minutos seguido de debate.
Data: 7 de novembro de 2024
Local: Teatro Paulo Autran – SESC Taguatinga Norte – Brasília, DF
Horário: 15h e 19h
Direção: Carol Matias e Igor Z. Cerqueira
Organização: Meka Audiovisual
Fotos de divulgação
Site do projeto
Instagram
Canal do Youtube
Contato para imprensa: Mariana Vieira (11) 979672127